Bioquímica do Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona

Bioquímica do Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona

Alô alô amigos da rede Globo, venho trazer mais novidades quentinhas do mundo da Bioquímica! Como a aldosterona é um mineralocorticoide e faz parte do mega-importante sistema renina-angiotensina-aldosterona, achei que tinha tudo a ver colocar esse assunto no blog, então lá vai:

Definição do Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona

WTF? Ai meu Deus, tô entendendo nada!
Calma, não se desespere, pois vou explicar direitinho e que nem Jack: por partes. ;D

O sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona é um sistema de enzimas e peptídeos que se inter-relaciona a fim de regular um importante mecanismo fisiológico do organismo: a vasoconstrição.

Esse sistema está faz parte da regulação fisiológica  de todos os animais vertebrados e invertebrados, estando presente tanto na circulação como nos tecidos.

Componentes do Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona (SRAA)

Renina:

A renina, também chamada de angiotensinogenase, é uma enzima proteolítica que circula na corrente sanguínea, sendo liberada pelas células justaglomerulares dos rins em resposta a uma série de estímulos fisiológicos. Sua liberação promove a ativação do SRAA.

Angiotensina:

O angiotensinogênio é sintetizado pelas células hepáticas e na circulação sofre ação da enzima renina, que processa a conversão de angiotensinogênio (forma inativa) em angiotensina (forma ativa).

Aldosterona:

A aldosterona é um hormônio da família dos mineralocorticoides (hormônios corticoides que participam da regulação  dos minerais) e sua síntese se dá nas glândulas supra-renais. Atua na regulação da concentração de sódio e de potássio circulantes.

Funcionamento do SRAA:

Há dois tipos de SRAA: o circulante e o local.

SRAA Circulante:

A renina é sintetizada e armazenada nas células justaglomerulares renais, que fazem sua secreção por meio de 3 mecanismos distintos:

– ativação de barorreceptores das células justaglomerulares encontrados na parede da artéria aferente (artéria que leva sangue ao glomérulo renal). Essa ativação se dá com queda da pressão de perfusão (perfusão: passagem de sangue)

– por células da mácula densa (região do túbulo contorcido distal que apresenta células estreitas com núcleos justapostos), responsáveis por detectar a queda da concentração de íons

– por ativação de receptores de noradrenalina (neurotransmissor excitatório)

Tais mecanismos promovem a liberação da enzima renina na corrente sanguínea.

O angiotensinogênio é uma glicoproteína encontrada nos tecidos e na circulação sanguínea. É sintetizado especialmente no fígado e secretado para o sangue. No sangue, sofre atuação da enzima renina é é convertido em angiotensina I.

A angiotensina I sofre ação da ECA (enzima conversora de angiotensina) e é convertida em angiotensina II.

A angiotensina II é o principal neuropeptídeo do SRAA, sendo o mais ativo. É um potente vasoconstrictor e desempenha a maioria das funções do SRAA.

Há também a angiotensina III, que é formada a partir da angiotensina I por ações de peptidases plasmáticas e o seu papel é aumentar a secreção de aldosterona.

A atuação do SRAA visa reverter a tendência à hipotensão arterial através da indução de vasoconstrição e aumento da volemia (volume sanguíneo circulante). A aldosterona atua na retenção renal de sódio (quando o sódio é reabsorvido, ou seja, lançando de volta à circulação, a água acompanha devido à osmose), dessa forma há aumento da volemia.

SRAA local:

O SRAA circulante serve para manter a estabilidade hemodinâmica diante de uma situação de estresse imediato, portanto a atividade do SRAA circulante retorna à normalidade após o reestabelecimento da volemia adequada. O SRAA local irá ser ativado nas fases latentes do SRAA circulante, a fim de se prolongar a estabilidade hemodinâmica.

Bibliografia:
http://www.infoescola.com/fisiologia/sistema-renina-angiotensina/
http://www.fisiologiaufs.xpg.com.br/apostilas/sistema_renina_angiotensina.pdf

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/ec/Blutkreislauf.png/220px-Blutkreislauf.png

 http://origin.saude.abril.com.br/imagens/0318/renina-rim-03.jpg

http://www.cyberounds.com/assets/08/66/866/figure1.png

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a5/ADH2.svg/495px-ADH2.svg.png

http://www.manualmerck.net/images/thumbnail/p_116.gif

http://www.afh.bio.br/excret/img/Excret1a.jpg

http://www.cfnavarra.es/salud/anales/textos/vol21/imag1/gra2.jpg

http://1.bp.blogspot.com/_-uc2XJycAIE/ShIkrfIDflI/AAAAAAAAADc/LOd-isE5GOk/s400/sistema+renina+angiotensina.jpg

Deixe um comentário