A tireóide e o Humor

Tireóide e o humor

                Ah! Meus nobres e queridos leitores, estou aqui diante de vós no meu último e derradeiro post (dessa semana, provavelmente…). Eu já falei sobre isso antes, but (mas…), na manhã de hoje ao acordar num grande sono (não era essa a expressão que eu ia usar, mas vamos evitar palavras de baixo calão), então fazendo um flashback sobre os post desse grande antro de conhecimento cibernético, lembrei-me que nossa querida amiga tireóide secreta hormônios que podem ser responsáveis pelo nosso humor. Embora eu ainda ache que no caso eu acordei de mal humor por causa do meu despertador que tem uma musiquinha irritante, mas como meu subconsciente já aprendeu a desligá-lo sem acordar, se ela não fosse tão irritante provavelmente não teria efeito.

                Como já lhes trouxe ao conhecimento, nossa querida glândula em forma de escudo (tireóide = forma de escudo), é responsável pela produção de importantes hormônios: T3 ou triiodotironina e T4 ou tiroxina. Relembrando que esses nomes estão relacionados a quantidade de Iodos ligados a sua estrutura, sendo 3 e 4 respectivamente. Eles são responsáveis entre outras coisas, por sua interferência no metabolismo do organismo.

                O que???? Você não lembra sobre o que estou falando? Então caso não seja pedir muito, e para o seu próprio bem, peço-lhe “tresloucado amigo” que dê uma olhadinha em um post nosso um pouco mais antigo pelo seguinte link:

https://corticoides94.wordpress.com/2011/11/29/desenvolvimento-de-criancas-e-adolescentes-e-relacoes-com-a-tireoide-e-algumas-patologias/#comment-22 (lembrando que esse é mais informativo do ponto de vista Bioquímico e Biofísico).

                Então depois de uma breve revisão sobre o assunto nesse antigo post ( e AGRADECEMOS A INGRID DA FAMERP pelo carinho conosco) podemos então falar de maneira muito básica (e bota muito básica nisso!) que um aumento nas taxas de hormônios tireoidianos tende a acelerar nosso metabolismo e uma baixa nos níveis dos mesmos tende a reduzi-lo. Isso nos afeta diretamente no dia a dia; porque quando acordamos cansados, sem muita disposição, com fácil irritabilidade, voz rouca entre outros, nem sempre significa que foi uma noite mal dormida, podemos estar diante de uma patologia da tireóide, que no caso desses sintomas descritos agora pode se tratar de um quadro de hipotireoidismo.

                Dessa forma acho que seria e bom proveito dividir as disfunções dessa glândula em dói tipos mais comuns e abrangentes

  • Hipertiroidismo: Quando a glândula trabalha demais. Pode vir acompanhada de formação de Bócio (aumento no tamanho) e Exoftalmia (os olhos ficam saltados, ou arregalados). Tem entre seus sintomas mais comuns o nervosismo, irritabilidade, tremores, sensação de calor, perda de peso e insônia, entre outros.
  • Hipotiroidismo: Tireóide trabalha de menos. Normalmente tem em seu quadro clínico alguns sintomas que parecem ser antagônicos ao do Hipertiroidismo como sonolência, apatia, pele fria ao toque, ganho de peso, sensação de frio, aumento e dificuldade de perda de peso e prisão de ventre.

 

Portanto, amigos podemos notar que esses sintomas geralmente se confundem com os sintomas de outras doenças que por isso podem mascarar esses problemas, que como já fora tratado, pode causar sério danos ao desenvolvimento, principalmente quando ocorre em crianças, podendo causar retardo.

Por via das dúvidas em caso de aparecimento de algum desses sintomas creio que seja melhor procurar um POSTO DE SAÚDE, lá alguns testes serão feitos, e aí será avaliada a necessidade de encaminhamento para uma unidade hospitalar, sendo que provavelmente, em caso de suspeita de uma dessas disfunções, haverá encaminhamento a um médico da área de ENDOCRINOLOGIA.

– Ahhhh! Então talvez aquele meu amigo gordinho, meio lento, que não costuma entender as piadas da turma e que na maioria das aulas está dormindo e muitas vezes tem notas baixas nas provas, pode não ser apenas “lerdinho”? Ele pode mesmo estar apresentar esse quadro, e ser portador de hipotireoidismo?

Sim, meu “tresloucado amigo”! Bela conclusão, mas eu espero sinceramente que vossa senhoria não tenha nada contra os gordinhos ok?

-Assim, posso concluir que um garoto muito inquieto, sempre agitado, com suspeita de hiperatividade, com fama de brigão, bem magrelo na maioria das vezes, também com notas baixas, tem muitas olheiras, e está sempre “pilhadão”, pode estar com hipertiroidismo? Será? Será? Será?

Novamente você está certo meu amigo!  Então o que você acha de ir conversar um pouco com os responsáveis por esses amigos para que dêem mais atenção a eles? Só tome muito cuidado com os estereótipos que são colocados sobre esses indivíduos, afinal de contas tudo é Bullying hoje, ok?

– Mas e aquele que tem notas baixas, dorme muito nas aulas, mas tem peso normal, fica atento quando não está na aula? Ele também pode estar doente?

Calma jovem mancebo! Esse aí provavelmente passa as noites no computador ou videogame,não estuda porque não quer mesmo e se está sempre “ligadão” provavelmente ele pode estar fazendo uso de entorpecentes, se está lerdo de vez em quando também pode fazer uso de substâncias ILEGAIS. Mas é muito nobre de sua parte essa sua preocupação com os “coleguinhas”!

Como já havia tratado mais sobre a bioquímica envolvida em outros posts, dado que todos os eles relacionados à Tireóide se complementam, eu creio que esse seja mais importante do ponto de vista informacional, ou de utilidade pública.

Não tendo muito mais o que tratar hoje meus nobres leitores eu preciso me ausentar nesse momento de sua tão incrível companhia! Novamente fica aí o convite para que voltem sempre ao nosso pequeno e modesto antro de conhecimento Bioquímico e Biofísico. Excelente semana a todos! Um grande abraço!

Fontes:

http://www.saudeesportiva.com.br/tiroide.php

http://ww.d24am.com/noticias/saude/problemas-na-tireoide-afetam-o-humor-e-podem-ser-confundidas-com-outras-doencas/25556

http://www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-hipotireoidismo/

http://www.heldermauad.com/graduacao/PDF%20FISIO/GERAL/2008_elio_tireoide.pdf

Um pensamento sobre “A tireóide e o Humor

  1. joelia disse:

    Amei esse blog.

Deixe um comentário